domingo, 6 de março de 2011

A vida é mesmo um carnaval

Começa cheia de expectativas, preparativos, ansiedade.
Cada um escolhe uma fantasia, uma máscara pra se esconder, ou só pra ser alguém diferente do que realmente é.
Alguns corajosos saem as ruas de cara limpa, só pra curtir, e seja o que Deus quiser !
E tanta alegria, verdadeira ou fingida, sai por aí arrastando a tudo e a todos, até os que não querem dela participar.
Mas também há desgosto, conflito, erros, acidentes; tudo muito bem disfarçado na impecável propaganda carnavalesca. Nada pode sair do contexto; porém pelas frestas que escapam dá pra saber que nem tudo são flores, serpentinas e confetes.
Aos poucos muitos cansam, outros dizem que ainda há gás pra muito, ou pelo menos tentam parecer que são fortes o suficiente.
Alguns ficam pela janela olhando o movimento, amaldiçoando tanta festa, ou desejando intimamente estar ali no meio. Uns poderiam, outros não querem.
O princípio fundamental é passar impressões durante toda a folia. De que é feliz, de que detesta tudo isso, de que samba bem, de que está ali só de passagem.
No fim, já esgotados de tanta agitação, alguns procuram ver o que está atrás de cada fantansia. Procuram uma brecha no outro pra ver o que há além. A máscara de alguns cai, outras estão por um fio de cair. O que importa é manter a pose, até o último segundo.
Na quarta-feira de cinzas tudo se encerra. Agora não há mais como se esconder ou fugir. Risos e choros vão ficando pra trás, restam apenas na lembrança.
Você pode discordar, desacreditar. Mas pra mim, a vida toda é como um carnaval. E é você quem escolhe qual fantasia usar, e se vai usar. É você quem sabe se vai se juntar a multidão ou se verá tudo no conforto de um sofá, frente a tela fria de uma televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores